Blog

A importância da iluminação para escolas e universidades
Projeto de Iluminacao para escolas

A importância da iluminação para escolas e universidades

Quando pensamos na iluminação para escolas e universidade, devemos considerar que esses locais estão em constante renovação e movimento, em busca de superação. Por isso, o projeto luminotécnico deve considerar as necessidades específicas de cada instituição, buscando a qualidade e o bem estar de alunos, professores e funcionários.
O primeiro passo é buscar ajuda com um profissional de iluminação. Afinal, é preciso um critério cauteloso com a escolha de luminárias e sua disposição, especialmente em locais que priorizem iluminação técnica.
Produtividade e a luz
Já falamos algumas vezes sobre a influência da luz nos sentimentos e na nossa saúde, logo ela também será primordial para a manutenção da produtividade dos alunos. Quando há falhas nesse quesito, todos podem sofrer com a sensação de sono, falta de atenção, dor de cabeça e fadiga. A luz pode ser primordial para evitar todo esse quadro.
Sem contar a irritabilidade causada pelos esforços dos olhos, que tentam se ajustar à iluminação de forma automática. Isso causa tensão muscular e, a longo prazo, uma lesão ocular. Tudo isso também é influenciado pelas cores das lâmpadas.
Luz natural
Outro ponto importante é o aproveitamento da luz natural, que deve ser integrada ao ambiente do ensino não só para melhorar a qualidade visual e ajudar na economia de energia, mas também para trazer mais energia às salas de aula. Ela também ajuda a regular o ritmo circadiano e a produção de hormônios como a melatonina, que induz ao sono. Mas, até nesse ponto, a ajuda de um profissional faz a diferença, já que também será analisado o local certo para a entrada de luz natural, sem prejudicar a saúde dos alunos com o excesso de radiação.

Escolha da iluminação para escolas e universidades

Entre as diversas vantagens de buscar um projeto luminotécnico especializado também podemos citar a tecnologia no controle de luminosidade e calor, fundamentais para manter a integridade de bibliotecas e laboratórios, por exemplo.
A luz também vai influenciar o conforto térmico, já que o projeto deve ter critérios na escolha dos níveis de geração de calor. Nesse caso, o LED é a melhor escolha.
Iluminação em escolas e universidades

O projeto luminotécnico deve considerar as necessidades específicas de cada instituição

Norma
Lembrando que a iluminação de escolas e universidades deve seguir alguns critérios específicos de acordo com a norma NBR ISO/CIE 8995-1.
Esses são apenas alguns dos detalhes necessários na execução de um projeto de iluminação para escolas e faculdades. É um trabalho muito complexo, por isso contar com a assessoria de um especialista será fundamental!

Deixar um comentário