Blog

Como escolher pendentes? Dicas para acertar!
Pendentes de iluminação

Como escolher pendentes? Dicas para acertar!

Os pendentes são luminárias bastante versáteis na iluminação. Tanto em escritórios como em residências, as peças trazem charme e um visual mais intimista.

Só que há uma variedade infinita de cúpulas, de formas, cores e materiais diferentes. Com muitas opções, fica fácil se perder na hora de escolher. Vamos te ajudar!

Dicas para escolher pendentes

O primeiro passo é definir qual é o objetivo da iluminação do ambiente. Isso é importante pois existem opções para trazer luz de forma geral ou pontual.
Se for o primeiro caso, um pendente com cúpula translúcida é a melhor opção. Você pode escolher entre diversos materiais. Uma dica para ambientes intimistas, como sala de estar e jantar, é apostar na luz suave dos pendentes com cúpulas de tecido.
Iluminação de tarefa
Já quem está procurando um pendente para um espaço de tarefa, como escritórios ou cozinhas, os pendentes com cúpula de vidro ou acrílico são excelentes opções.
Esse tipo de luminária tem uma luz mais brilhante, perfeita para focar objetos, ler ou escrever.
Destacando objetos
Pendentes com luz focada – cúpula totalmente fechada em cima ou feita de material que não permite a passagem de luz, como metal – podem ser usados para dar à destaque a objetos ou pequenas áreas.
Como acertar no tamanho do pendente?
Para não errar mesmo na hora de escolher os pendentes, o tamanho da luminária é um dos pontos primordiais. É preciso pensar na harmonia do ambiente!
Um pendente muito grande em uma sala pequena, com móveis compactos, não vai ficar legal, não é mesmo? Então, o equilíbrio é a melhor pedida!

Montamos um pequeno guia pra te ajudar:

Pendente sobre a mesa de jantar
Deixe uma distância de 70 a 90 cm entre a base da cúpula e da mesa, para que a peça não atrapalhe a visão das pessoas.
Largura da mesa
O tamanho da mesa também vai influenciar na escolha do pendente. Para que ela não pareça menor ou desvalorize a luminária, considere que a peça de iluminação deve ter, aproximadamente, um terço do comprimento da mesa.
Se você optar por pendentes menores, pode montar conjuntos de duas ou três peças, sobre a mesa.
Pendentes nos quartos
Quem deseja iluminar quartos com pendentes – normalmente instalados sobre criados-mudo, pode deixar a peça bem próxima do móvel, entre 30 e 50 cm. Mas, lembre-se, que a circunferência do pendente não deve ultrapassar o tamanho do tampo do móvel.
Pendente de iluminação geral
Luminárias que ficam no centro de ambientes, sem nenhum móvel embaixo, devem ser colocados em uma altura superior a 2 metros.
As dicas também valem para a escolha de pendentes para cozinha, respeitando os limites da peça quando está sobre mesa, bancada ou iluminando de forma geral.

Deixar um comentário