Blog

Decoração com abajur traz elegância e conforto

Decoração com abajur traz elegância e conforto

Uma das características mais apaixonantes da iluminação é o poder que algumas peças exercem no ambiente do ponto de vista estético. O abajur é um claro exemplo disso! Além de proporcionar conforto visual, a decoração com abajur traz um charme e elegância para o ambiente.

Já percebeu o quanto uma sala fica mais aconchegante com um abajur? A peça traz iluminação difusa, proporcionando mais conforto e criando uma atmosfera receptiva e agradável. Além disso, o abajur é extremamente versátil, combinando com ambientes de todos os estilos, do clássico ao moderno.

Confira algumas dicas para usar o abajur na decoração:

  • Como é uma peça de iluminação sutil, o abajur beneficia-se do apoio de criados-mudos e mesas laterais. O tamanho das peças deve ser proporcional, para não termos bases muito grandes em apoios pequenos e vice-versa.

  • A melhor posição é posicionar o abajur em uma altura mediana, na linha de visão de uma pessoa sentada. Se preferir mais alto, talvez a melhor alternativa seja investir em pendentes.

  • O abajur é uma peça sofisticada para quartos, salas e escritórios, mas lembre-se de harmonizá-lo com lustres, spots e arandelas.

  • A peça também pode trazer mais charme e um visual intimista para cômodos inusitados, como lavabos.

  • Na hora de escolher a cúpula, leve em conta a função do abajur no ambiente. Quanto mais claras, mais eficiente é a iluminação, o que é ideal para a leitura. Já peças com cores mais vibrantes e escuras assumem uma função mais decorativa.

  • Também tenha atenção na escolha da lâmpada! As de luz mais fria favorecem a leitura, enquanto as amarelas são mais confortáveis.

  • Combine o design da peça com o estilo da decoração do ambiente, soltando a criatividade no contraste de cores e texturas.

  • Nossa última dica é básica: verifique se o local onde deseja colocar o abajur possui uma tomada por perto. Usar muitos fios e extensões pode não ser muito prático, pois eles devem ser quase que “invisíveis” para um ambiente mais elegante!

Foto: Projeto do arquiteto Lucas Heilbrun

Deixar um comentário