Blog

Dia do Arquiteto: 15 de dezembro
Dia do arquiteto

Dia do Arquiteto: 15 de dezembro

No dia 15 de dezembro comemoramos o Dia do Arquiteto, profissional que exerce mais do que um papel focado na decoração, mas que pode realmente transformar a rotina daquele ambiente melhorando a qualidade de vida das pessoas.

A estética é apenas um dos pilares que sustentam a arquitetura, uma arte que se completa com um conceito completo de funcionalidade. Quando se pensa em uma construção, o arquiteto deveria ser o primeiro profissional envolvido. Ele vai guiar a obra como um maestro, proporcionando um equilíbrio perfeito entre forma e usabilidade.

Como nasce um projeto?

O papel do arquiteto começa com o projeto, uma ideia do que o cliente necessita para aquele cômodo ou imóvel. É no papel que ele começa a desenvolver um sonho, que leva em conta a beleza, funcionalidade e o fluxo nos ambientes. Para isso, ele entende o objetivo da construção, quem são as pessoas que passam por lá – residencial ou comercial – e define as melhores soluções para a obra.

Quando pensa na estética, o arquiteto vai muito além do que é apenas bonito. O visual deve refletir a personalidade do cliente e o estilo certo para o segmento, em casos de empreendimentos comerciais. O profissional deixa de lado seu gosto pessoal, para atender as necessidades e o que é ideal para o seu cliente.

Também é papel do arquiteto antecipar como será o uso de cada espaço no futuro e planejar para que cada metro quadrado seja útil, agradável e seguro para todas as pessoas que passarem por ali.

Por esses e muitos outros motivos, a escolha do arquiteto é uma das etapas mais desafiadoras de uma construção ou reforma. Nossa dica é buscar indicações de amigos, analisar trabalhos prontos e em andamento e levar em conta o atendimento, já que você confiará um dos trabalhos mais importantes da sua vida ao profissional.

Precisa contratar?

Mesmo diante do que falamos acima, muitas pessoas acreditam que nem sempre há necessidade de contratar um arquiteto. Mas isso é uma falha que pode custar muito caro.

Selecionamos os principais motivos para contratar um arquiteto, independente do tamanho da reforma:

  • O arquiteto é capacitado para solucionar problemas que (quase sempre) surgem em obras;

  • Ele vai indicar mão-de-obra ética e confiável para dar andamento à toda a reforma;

  • Ele vai criar soluções que se adaptem ao espaço e às necessidades de cada cliente, personalizando o ambiente;

  • Ele vai buscar soluções que se encaixem no orçamento do cliente, sem deixar de lado a qualidade e a segurança da obra;

  • Ele vai ser responsável pela avaliação da estrutura do imóvel, a que será mantida ou removida;

  • A obra será mais econômica, pois o cliente corre menos riscos com gastos desnecessários e desperdícios de material de construção;

  • Com um arquiteto, a obra segue uma ordem de serviços precisa e que evita atrasos e refação.

E esses são apenas alguns dos benefícios de contratar um arquiteto e desfrutar da segurança de estar bem assistido em um momento de tensão e expectativa, como uma obra. Esperamos ter ajudado a fazer a melhor escolha!

Deixar um comentário