Blog

Iluminação para área externa exige projeto especializado
iluminação em área externa

Iluminação para área externa exige projeto especializado

Assim como os demais ambientes da casa, a área externa também precisa de um olhar especial quando pensamos na iluminação. Afinal, o espaço é um cartão de visitas e pode se tornar um dos diferenciais do projeto.

Mais do que um caminho de luz e uma lâmpada na porta de entrada, o projeto de iluminação para área externa exige cuidado com a qualidade de vida dos moradores e criatividade, para dar uma nova cara ao ambiente e destacar a beleza do paisagismo.

A escolha da lâmpada

Não é preciso iluminar o jardim de forma exagerada, até para preservar a saúde das plantas e flores. O ideal é apostar em uma iluminação suave, que não transmita calor. Então, nada de lâmpadas incandescentes. Nossa dica é optar pelo LED, que tem excelente custo-benefício e não esquenta.

Onde e o que iluminar?

Depende do objetivo do projeto! Para quem possui um espaço para receber, com mobiliário externo, a iluminação deve priorizar também a funcionalidade do ambiente, especialmente nos acessos ao espaço, como escadas, degraus e caminhos.

Na decoração, valorize os móveis com luminárias decorativas e até postes pequenos, que trazem uma atmosfera contemporânea. Luminárias no meio da vegetação criam sombras e um bonito efeito, quando bem posicionadas. Já para destacar árvores ou pequenos arbustos, luz de baixo para cima.
area externa e a iluminação

Projeto do arquiteto Bruno Neves

Essas e outras abordagens são possíveis graças às vastas possibilidades dos acessórios especialmente pensados para a iluminação da área externa, como arandelas, tartarugas, tochas, refletores, espetos para jardins, balizadores, pendentes de teto e projetores.
Luzes coloridas, especialmente em tons verdes, são bastante usadas mas é preciso cautela para não ficar over. Até por causa do contraste intenso que a tonalidade escolhida traz para a área externa. Por isso, o olhar de um lighting designer faz toda a diferença!
Profissional garante a segurança

Outra questão que merece atenção é a segurança. Muito além do conceito estético, a iluminação para área externa lida com uma grande quantidade de fios. Lembrando que estamos falando de um ambiente que está exposto às condições climáticas.

Não dá para fazer de forma amadora! Mais um motivo para buscar capacitação de uma equipe especializada, um diferencial que se torna obrigatório neste sentido.

Deixar um comentário