Blog

LED: Eficiência na iluminação e economia de energia
Lâmpadas de LED em Santos

LED: Eficiência na iluminação e economia de energia

Com a evolução das tecnologias de iluminação, a preocupação com a economia de energia e sustentabilidade alcançaram um novo patamar. Com isso, as lâmpadas LED se mostram alternativas cada vez mais atraentes e com o custo-benefício comprovado.
O que é o LED?
Antes, vamos entender o que é o LED? Sua sigla vem de “Light Emitting Diode” ou Diodo Emissor de Luz. É um dispositivo eletrônico semicondutor que emite luz visível, quando tem energia. Cerca de 95% da energia é transformada em luz. Os 5% restantes convertem-se em calor.
Essa característica torna o LED mais econômico no consumo de energia que as lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes.
Menos consumo de energia
lâmpadas de led em Santos

A lâmpada de LED é uma excelente opção de economia na conta de luz

Sabe-se que o LED consome de 80 a 90% menos energia que a incandescente, que já tem sua produção proibida no Brasil. A fluorescente, que também gera economia de energia, não apresenta outra vantagem do LED: a temperatura.
Em função do baixo calor dissipado, o LED não traz desconforto térmico para o ambiente, ajudando também a economizar na conta do ar condicionado.
Luz mais eficiente
Por que o LED tem mais eficiência luminosa em relação às outras lâmpadas? Podemos comprovar isso fazendo a comparação do consumo em watts (W) à quantidade de luz emitida em lúmens (lm) entre elas.
Uma lâmpada LED de 7 W, por exemplo, emite um fluxo luminoso com cerca de 600 lm. Esse fluxo é similar a uma lâmpada incandescente ou halógena de 60 W e a uma lâmpada fluorescente de 14 W. O que coloca o LED com uma eficiência 50% maior do que a lâmpada com melhor desempenho, entre as citadas.
Sua longa vida útil, que faz com que a luz forte permaneça por muito mais tempo que as demais lâmpadas, também é um ponto a se considerar.
Lâmpadas de LED tem mais economia

A Guido Iluminação e Design é especializada em projetos que agregam mais economia

Custo alto vale a pena?
Muito se fala do investimento financeiro nas lâmpadas LED. Por envolver uma tecnologia mais atual, torna-se também mais cara. Mas você logo vai comprovar que o custo-benefício vale a pena! E também, com a demanda pela redução de consumo de energia, a tendência é que os preços do LED diminuam, com o investimento na tecnologia.
Mas, lembre-se: as vantagens de lâmpadas LED também são percebidas no bolso: com maior eficiência energética (conta de luz mais barata) e durabilidade, o investimento inicial na compra das lâmpadas mais caras é logo compensado.

Deixar um comentário